sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Pirâmides do Egito


A função que a pirâmide exercia era de abrigar e proteger a múmia do Faraó e toda a sua fortuna e pertences em jóias, objetos pessoais e materiais dos saqueadores de túmulos. Por esse motivo, as pirâmides teria que ser erguida em lugar de difícil acesso e sua construção bem resistente e protegida.
Os engenheiros, que deviam guardar os segredos de construção das pirâmides, planejavam armadilhas e acessos falsos dentro das contruções. Tudo era pensado para que o corpo mumificado do faraó e seus pertences não fossem acessados. As pirâmides foram construídas numa época em que os faraós exerciam máximo poder político, social e econômico no Egito Antigo.  



Quanto maior a pirâmide, maior seu poder e glória. Por isso, os faraós se preocupavam com a grandeza destas construções. Com mão-de-obra escrava, milhares muitas vezes, elas eram construídas com blocos de pedras que chegavam a pesar até duas toneladas. Para serem finalizadas, demoravam, muitas vezes, mais de 20 anos. Desta forma, ainda em vida, o faraó começava a planejar e executar a construção da pirâmide.



Referência 
JOHNSON,Paul.História Ilustrada do Egito.São Paulo:Ediouro,2002.
Fonte iconográfica

5 comentários: