terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Fazer Arte em sala de aula


Nosso cotidiano está formado por várias representações visuais através da mídia, propagandas, folhetos explicativos, fotografias, imagens da internet, jornais, revistas, enfim, um universo muito vasto. Todas essas representações são maneiras de interpretar o tempo e o espaço à partir de culturas e diferentes ideologias. Tudo é criado dentro de determinadas concepções, as cores e formas escolhidas para representação de uma imagem,vem da cultura que lhe dá sentido a uma tradição ideológica.

A arte é parte do material cultural, cria sentido para o cotidiano e transcende a realidade para a imaginação do indivíduo. Para contextualização em sala de aula, o termo artes visuais substitui a denominação artes plásticas e amplia a concepção que compreende as belas-artes por compreender várias manifestações visuais como: desenho, pintura, escultura, gravura e artes gráficas, vídeo, cinema, televisão, grafite e animação. Dessa maneira, em sala de aula deve-se aplicar diferentes linguagens. Na historiografia, a criação artística tem o destaque o desenho e a pintura, porém, devemos ampliar essa manifestação e incorporar novos significados sem abandonar a tradição artística.


O processo de criação em sala de aula, parte de diferentes saberes por parte dos alunos, dos professores, da sociedade, da tradição. Ao criar, não há limite rígido entre um aluno que sabe e outro, sugestões de colegas, o que foi visto na internet, televisão ou alguma história contada, tudo serve como contribuição para criar. Dentro de uma diversidade cultural, deve-se fazer as avaliações das produções realizadas, a questão do gosto, do belo é subjetivo ao olhar de cada um, o professor que obtém o conhecimento do objeto, deve orientar e incentivar nos processos de aprendizagem do aluno afim que ele investigue, explore e sinta-se estimulado na questão da reflexão do objeto. Com isso, o professor impulsiona todo o processo criativo dos alunos, questionando idéias, sugerindo leituras, pesquisas e apontando caminhos para o conhecimento.


Referências
PEREIRA,Kátia Helena. Como usar artes visuais na sala de aula.São Paulo:Contexto,2007.
Fonte iconográfica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário