sexta-feira, 6 de novembro de 2009

O escritor Rubem Alvez faz uso de uma importante comparação com referência a profissão de professor: pode ser comparado a um eucalipto.
Explica que os eucaliptos são aquelas árvores previsíveis, plantadas em série, com o objetivo de ¨cobrir¨desmatamentos perpretados contra a mata verdadeira; e que são iguaizinhas umas às outras: o mesmo padrão de troncos, o mesmo tamanho das folhas, a mesma disposição dos galhos, tudo igualzinho.¹


O educador, porém, é diferente! Ele é comparado ao jequitibá, aquela árvore frondosa, de galhos fortes e retorcidos de uma maneira especial, e que nasce sozinho, sem ninguém precisar plantar, bem lá no meio da mata. Existe um jequitibá aqui, outro acolá... nada de plantação padronizada, nada de jequitibás em série. Nenhum deles é igual aos outros, mas todos são bonitos, fortes e frondosos.²Podemos dizer, concluindo, que o professor consciente, cuidadoso, eficiente e criativo é o educador comparado ao jequitibá.


¹ Alves, Rubem. Conversas com quem gosta de ensinar.São Paulo: Cortez,1987,p.9-26.
² Ayres, Antônio Tadeu.Prática Pedagógica competente:Ampliando os saberes do professor.Petrópolis,RJ:Vozes,2004,p.19-20.


2 comentários:

  1. Excelente idéia do Blog. Sou apaixonada pelas artes e mais ainda pela História da Arte. Simplesmente fascinante. Parabéns!
    alba

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pelos seus comentários minha querida Alba, espero poder contar com sua ajuda para tornar-mos esse blog cada vez mais interessante. Seja bem vinda!

    ResponderExcluir