domingo, 29 de novembro de 2009

A História das Sociedades

A partir do quarto milênio a.C., surgiu no Oriente Próximo as primeiras civilizações: Mesopotâmia, Egito, Palestina, Fenícia e Persa. Essas civilizações do Oriente desenvolveram-se na região conhecida historicamente como Crescente Fértil, que era limitada pelo vale dos rios Nilo, Tigre e Eufrates. 
                      
Na formação dos primeiros povos civilizados foi de grande importância o papel desempenhado pelo meio físico-geográfico, clima, vegetação, relevo, hidrografia.  Dentre esses fatores, destacou-se o hidrográfico, que em muito auxiliou o progresso da agricultura, pecuária, comércio e comunicação. Os rios, de maneira geral, contribuíram para a fertilização das terras, com suas enchentes e vazantes periódicas.

Mesopotâmia


Mesopotâmia significa “Entre Rios”, esta região situava-se entre os Rios Tigre e Eufrates, que atravessam o atual Iraque, no Golfo Pérsico.
                       
Esta região foi invadida por vários povos, porque sua localização geográfica possibilitava acesso pelo Mar Mediterrâneo e também pelo Oriente, gerando lutas constantes.
                       
Outra causa das rivalidades na “Tumultuada” história da Mesopotâmia, foi a desigualdade na distribuição dos recursos naturais, pois, no sul encontravam-se terras férteis (boas para plantação) e ao norte somente terras áridas de difícil plantio.
                       
Dentre os povos que dominaram a Mesopotâmia, podemos destacar, os Sumérios, os Acádios, os Babilônicos e os Assírios. Os povos que dominaram a Mesopotâmia basearam-se principalmente na agricultura, pois, os Rios Tigre e Eufrates possibilitavam terras férteis assim como o Rio Nilo no Egito.   
                    
Mesmo dominado por vários povos a organização social baseava-se geralmente na figura do Rei (considerado um Deus). A organização econômica era formada basicamente de atividades agrícolas, comércio, artesanato e pesca. 
                     
A prática religiosa era politeísta (acreditavam em vários deuses), até mesmo as cidades possuíam deuses particulares, por isso, construíam grandiosos templos que serviam também de bibliotecas, armazéns de cereais, observatórios  astronômicos, etc.

Sumérios

Primeira civilização da Mesopotâmia, as cidades mais importantes: Uruk, Lagash, Eridu e Nipur, essas cidades tinham autonomia religiosa, política e econômica. O Chefe Político chamava-se Patesi, os Sumérios são responsáveis pela forma de escrita mais antiga que se tem conhecimento (Escrita Cuneiforme).


Babilônicos

Principal rei babilônico foi Hamurabi, foi ele que elaborou o primeiro código de leis escritas (Código de Hamurabi) baseado no princípio de Talião (Olho por olho, dente por dente).
Outro importante rei babilônico foi Nabucodonosor, que ficou conhecido como  construtor de obras grandiosas, como os Jardins Suspensos da Babilônia.

Assírios

Os assírios anexaram territórios além do limite da Mesopotâmia, como a Síria e o Egito, considerados guerreiros ferozes, os Assírios impunham a dominação pelo terror, onde saqueavam, destruíam e massacravam os vencidos. Este povo foi o primeiro a ter um exército organizado.




Pazuzu, demônio assírio da febre, estatueta de bronze do século VII a.C. Dessas figuras assírio babilônicas provêm as representações judaico-cristãs do diabo. 




Referências:
AQUINO, Rubim Santos.História das Sociedades, das comunidades primitivas á sociedades medievais,Ao Livro técnico,1984.
fontes iconográficas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pazuzu
http://maniadehistoria.files.wordpress.com/2009/04/mesopotamia1.jpg
http://www.historiadomundo.com.br/babilonia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário