segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A Alma dos Artistas e Poetas para Nietzsche

O Sentimento da verdade para o artista 

Em relação ao conhecimento das verdades, o artista tem uma moral mais sensível e ele não quer de forma alguma ser privado da notoriedade de interpretar a vida, sendo relutante contra receitas pré definidas do sóbrio e do simples. O artista pressupõe a importância da dignidade do ser humano, sua verdade é  expressa através de suas formas ou sua linguagem poética. Não abre mão para sua arte sobre o fantástico, o mítico, incerto, extremo, o sentido para o simbólico, enfim, para o humano.

A arte revive os mortos

A arte exerce em um segundo plano, o conceito de conservar, recolorir e reavivar nuances empalidecidas, quando isso acontece há um vínculo entre épocas passadas e faz com que os espíritos retornem. Na verdade é o ressurgimento da vida aparentemente, desse modo, Nietzsche faz uma comparação com os mortos, um retorno dos entes queridos como em um sonho. Mas ao mesmo tempo é um sentimento de novo, revigorante, trazendo ao coração um ritmo acelerado antes esquecido. 

Os poetas com leveza d'alma

Os poetas tem o dom através de suas palavras de tornar a vida das pessoas mais leves, as poesias nos proporcionam um novo colorido ao presente. O abrandar das nossas dores podem nos impedir de vivermos a nossa realidade, certamente é uma forma de nos enganarmos em demasia. 

A Beleza

A mais importante espécie de beleza é aquela que não te entusiasma de vez, que não te causa fortes emoções repentinas lhe proporcionando dominação, mas aquela que vagarosamente se instala sem perceber em nosso coração. Ela toma conta de nós por completo, lhe trazendo sofreguidão e enchendo os olhos d' água. 

¨O que queremos ao ver a beleza? Ser belos: imaginamos que haverá muita felicidade ligada a isso.¨ 
Nietzsche 


Ref.
NIETZSCHE,F.Wilhelm.Humano, demasiado humano: um livro para espíritos livres. São Paulo:Companhia das Letras,2000.

Um comentário:

  1. Que beleza de texto. Sou artista e concordo com essa visão de que a arte está além do bem e do mal, como disse nietzsche.
    Gostei do blog. Tenho um tbm, quando der vai lá:
    http://diogobalan.blogspot.com/

    ResponderExcluir