sexta-feira, 19 de março de 2010

¨Senhor de todas as coisas¨ por Leonardo Da Vinci

No texto Della Pintura, Leonardo da Vinci (1452-1519) nos faz entender sua concepção de arte e do artista. Da Vinci entende a arte como cópia da natureza e, pelo fragmento do texto a seguir, teremos a noção de como é compreendida a arte pictórica para os humanistas¹ da época.

Vale ressaltar, que as artes plásticas, em especial a pintura, reproduzem culturalmente a época renascentista². No trecho em que foi observado por Da Vinci, constatamos que a arte renascentista é uma forma artística onde a pesquisa prevalesce, desenvolve-se amplamente o estudo matemático da perspectiva (Brunelleschi), e configura a livre mentalidade em que o artista tem em relação ao objeto a ser retratado. 

Della Pintura

¨O pintor é amo e senhor de todas as coisas que podem passar pela imaginação do homem, porque se ele sente o desejo de contemplar belezas que o encantem, é dono de sua criação, e se quer ver coisas monstruosas, que causem terror, ou que sejam grotescas e risíveis, ou que provoquem compaixão, pode ser amo e criador delas.
Se gosta de criar lugares desertos, ambientes sombreados ou frescos em tempo de calor, os representa, e de modo igual ambientes quentes em tempo de frio. Se deseja contemplar a ampla campina desde o alto dos montes, e se depois disso deseja contemplar o horizonte do mar, dele pode fazê-lo; e do mesmo modo se quer contemplar os altos montes a partir dos baixos vales, ou desde os altos montes ou baixos vales e as praias. Tudo que está no universo em sua essência, em presença ou na imaginação ele o tem primerio na mente e depois nas mãos, e elas são tão excelsas, que, da mesma forma que as coisas, criam ao tempo uma harmonia proporcional com um só olhar.¨(Da Vinci, Leonardo.Tratado de La Pintura. In: Ibañez,op.cit.,p.55.)

Renascimento: tentativa de compreender o homem, com novas concepções de transformação com base no humanismo.
Humanismo: base intelectual e cultural, que visa definir e afirmar o novo papel do homem no universo.

Ref. Bibliográfica
MARQUES,Ademar,Berutti,Flávio,Faria,Ricardo.História Moderna Através de Textos.São Paulo:Contexto,2008.
Fonte iconográfica