terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Fazer Arte em sala de aula


Nosso cotidiano está formado por várias representações visuais através da mídia, propagandas, folhetos explicativos, fotografias, imagens da internet, jornais, revistas, enfim, um universo muito vasto. Todas essas representações são maneiras de interpretar o tempo e o espaço à partir de culturas e diferentes ideologias. Tudo é criado dentro de determinadas concepções, as cores e formas escolhidas para representação de uma imagem,vem da cultura que lhe dá sentido a uma tradição ideológica.

A arte é parte do material cultural, cria sentido para o cotidiano e transcende a realidade para a imaginação do indivíduo. Para contextualização em sala de aula, o termo artes visuais substitui a denominação artes plásticas e amplia a concepção que compreende as belas-artes por compreender várias manifestações visuais como: desenho, pintura, escultura, gravura e artes gráficas, vídeo, cinema, televisão, grafite e animação. Dessa maneira, em sala de aula deve-se aplicar diferentes linguagens. Na historiografia, a criação artística tem o destaque o desenho e a pintura, porém, devemos ampliar essa manifestação e incorporar novos significados sem abandonar a tradição artística.


O processo de criação em sala de aula, parte de diferentes saberes por parte dos alunos, dos professores, da sociedade, da tradição. Ao criar, não há limite rígido entre um aluno que sabe e outro, sugestões de colegas, o que foi visto na internet, televisão ou alguma história contada, tudo serve como contribuição para criar. Dentro de uma diversidade cultural, deve-se fazer as avaliações das produções realizadas, a questão do gosto, do belo é subjetivo ao olhar de cada um, o professor que obtém o conhecimento do objeto, deve orientar e incentivar nos processos de aprendizagem do aluno afim que ele investigue, explore e sinta-se estimulado na questão da reflexão do objeto. Com isso, o professor impulsiona todo o processo criativo dos alunos, questionando idéias, sugerindo leituras, pesquisas e apontando caminhos para o conhecimento.


Referências
PEREIRA,Kátia Helena. Como usar artes visuais na sala de aula.São Paulo:Contexto,2007.
Fonte iconográfica

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Pirâmides do Egito


A função que a pirâmide exercia era de abrigar e proteger a múmia do Faraó e toda a sua fortuna e pertences em jóias, objetos pessoais e materiais dos saqueadores de túmulos. Por esse motivo, as pirâmides teria que ser erguida em lugar de difícil acesso e sua construção bem resistente e protegida.
Os engenheiros, que deviam guardar os segredos de construção das pirâmides, planejavam armadilhas e acessos falsos dentro das contruções. Tudo era pensado para que o corpo mumificado do faraó e seus pertences não fossem acessados. As pirâmides foram construídas numa época em que os faraós exerciam máximo poder político, social e econômico no Egito Antigo.  



Quanto maior a pirâmide, maior seu poder e glória. Por isso, os faraós se preocupavam com a grandeza destas construções. Com mão-de-obra escrava, milhares muitas vezes, elas eram construídas com blocos de pedras que chegavam a pesar até duas toneladas. Para serem finalizadas, demoravam, muitas vezes, mais de 20 anos. Desta forma, ainda em vida, o faraó começava a planejar e executar a construção da pirâmide.



Referência 
JOHNSON,Paul.História Ilustrada do Egito.São Paulo:Ediouro,2002.
Fonte iconográfica

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Arte de rua

O homem a muito tempo sente a necessidade de expor suas emoções através da arte, seja através do desenho, pintura, escultura e etc. No período Pré-histórico até a atualidade, o homem comunicava-se através de desenhos e pinturas em grutas e rochas, na Grécia antiga, era costume deixar recados em muros nas praças públicas, e desenhos da figura humana retratando o cotidiano das relações sociais.


Em meados de 1960 e começo de 1970 na cidade de New York e em Berlim na Alemanha, iniciou-se um movimento cultural chamado Hip-hop, o intuito de protesto e transgressão, tem como objetivo através da arte a manifestação do direito político e social. Mais tarde surgiu outra forma de protesto através  da pichação, o lambe-lambe, Stencil e o Sticker.

De um lado, por ter suporte o meio ambiente urbano, podemos comparar e até vincular a tradição das pinturas rupestres e dos murais na antiguidade, mas o que os difere é justamente as características do ato de contestar e transgredir para esses grupos que geralmente são jovens chamados de Tribos.

A partir dessas manifestações consideradas como Arte onde são pintadas, desenhadas , rabiscadas em paredes, monumentos, casas, prédios e outras construções, podemos dizer que a cidade se torna parte de um documento histórico a céu aberto, registrando a construção de um momento social e seus conflitos.
Neste momento a arte é parte integrante no cotidiano da cidade, endendê-la em suas diversas linguagens e de que forma o homem expressa seus pensamentos e a sociedade em determinada época é parte de uma comunicação marginalizada e muitas vezes ignorada.A manifestação que ocorre nas ruas e praças a alcance de todos, vista e feita por qualquer um, é um caminho para a busca da democratização da arte, tornando a cidade uma galeria.








Referências
ARCE, José Manuel Valenzuela. Vida de barro duro: cultura popular juvenil e grafite. Rio de
Janeiro: Ed. UFRJ, 1999.
ARGAN, Giulio Carlo. História da arte como história da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1992
LINHARES, Erica Fonseca da Silva. Grafite: arte ou vandalismo? Curitiba, 2004. Trabalho de
graduação (Metodologia da Pesquisa Científica). Escola de Música e Belas Artes do Paraná.
PROSSER,Elisabeth Serafhim. Arte de rua, caricatura e gravura: critica e política. Anais IV Fórum de pesquisa científica em arte, Curitiba,2006.


quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Gentileza


Estamos vivendo em mundo onde grande parte das pessoas vivem um egocentrismo de tal forma que passam despercebidas por lugares e esquecem de olhar para o céu, a natureza, enfim, o mais importante, o ser humano... não dão conta das necessidades dos outros e nem se importam mais de praticar ¨gentilezas¨.

Se começarmos a praticar essa palavra mágina ¨gentileza¨ uns com os outros, quem sabe conseguimos viver em um mundo mais humanizado e tolerante, pense nisso e comece a praticar também, não custa nada ceder a frente para uma senhara passar a fila, dar passagem para um motorista na rua, deixar um senhor ou senhora com mais idade se sentar no ônibus....apenas um bom dia! 
 ¨gentilezas¨ que podemos praticar durante o dia que faz a diferença, pense nisso.